Dietas

8 Frutas Poderosas que Auxiliam na Perda de Peso

frutas que emagrecem
Escrito por Silvana Oliveira

Não é novidade pra ninguém que as frutas são excelentes para a saúde, atuando no aumento e fortalecimento da imunidade e trazendo diversos benefícios para o corpo.

Desde crianças, todos aprendemos como é importante consumir diariamente esses alimentos. É interessante notar que os países em que o consumo de frutas é estimulado desde os primeiros anos de vida são os que registram as menores taxas de obesidade infantil e adulta.

Porém, existem muitas frutas que auxiliam a perda de peso mais rapidamente que outras – e elas ainda trazem diversos outros benefícios para o organismo de quem as consomem com frequência.

Você pode fazer diversos sucos deliciosos com elas, sobremesas saudáveis ou comê-las das mais variadas formas, tudo isso dentro da sua dieta e sem precisar se preocupar com o aumento “daqueles quilinhos” – pelo contrário, tendo a segurança de que você está justamente favorecendo seu emagrecimento!

  1. Melancia

melancia

Sendo composta por 90% de água, a melancia é uma das principais frutas que auxiliam na perda de peso. Ela ajuda a manter o corpo hidratado, algo que é excelente para quem faz exercícios todos os dias.

Além disso, por conter tanta água e nutrientes importantes, ela se torna uma fruta diurética, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Essas toxinas impedem o emagrecimento natural, pois atrapalham a absorção de nutrientes importantes para manter a saúde e boa forma.

A melancia ajuda também a regular os níveis de açúcar do corpo, evitando assim o acúmulo de gordura localizada e diminuindo o inchaço.

  1. Morangos

morangos

Muitas pessoas acham que a grande vantagem dos morangos está no seu delicioso sabor, mas eles também fazem parte das frutas que ajudam na perda de peso.

Os morangos fazem parte da família das chamadas frutas vermelhas, que aceleram o metabolismo.

Também contêm vitamina C, que ajuda em processos anti-inflamatórios e no aumento da imunidade do corpo, prevenindo doenças como resfriados, gripes e afins.

Além disso, essa vitamina atua queimando a gordura localizada e liberando o corpo das toxinas, tudo isso de forma natural.

  1. Maçã

A maçã é uma fruta muito comum e muito benéfica para o nosso organismo, já que ela ajuda a regular o colesterol e a glicose, prevenindo o aparecimento de doenças cardíacas, da diabetes e ainda problemas relacionados a gordura abdominal.

Além disso, a maçã ajuda na desintoxicação do fígado – ideal para quem ainda tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, que impedem o emagrecimento.

Assim como a maioria das frutas que auxiliam na perda de peso, a maçã também é diurética.

  1. Limão

limao

Para quem sofre com a retenção de líquidos, o limão é a fruta ideal. Isso porque ele é uma fruta com alto poder diurético, já que é uma rica fonte de vitamina C.

Ele trabalha como um antioxidante e é excelente para acrescentar em sucos detox, que ajudam a liberar o corpo das toxinas.

No que se refere a perda de peso saudável, o limão é um grande aliado, já que controla o apetite, evitando que a pessoa sinta fome a toda hora e vontade de comer alimentos muito calóricos.

Ele também tem vantagens estéticas, já que deixa a pele muito melhor e previne o envelhecimento precoce.

  1. Abacaxi

abacaxi

Também uma fonte rica de vitamina C e com uma grande quantidade de água, o abacaxi é outra fruta diurética que atua na desintoxicação do organismo e combate a retenção de líquidos.

Assim como outras frutas que auxiliam na perda de peso já citadas, o abacaxi também é rico em fibras, que ajudam na sensação de saciedade. Ou seja, comendo a fruta ou bebendo seu suco, você consegue se sentir satisfeito por mais tempo, sem precisar comer muito.

Além disso, essa fruta ajuda muito a prevenção e tratamento de problemas no trato urinário, como as pedras nos rins.

  1. Banana

bananas

A banana ajuda muito quem está de dieta e tem uma rotina de exercícios físicos. Isso porque ela também aumenta a sensação de saciedade, tornando seu consumo excelente para os lanches no intervalo das grande refeições e também no café da manhã.

Embora ela não seja diurética como as outras, já que contém pouca água, ela também é uma das frutas que ajudam você a perder peso da nossa lista, porque ajuda muito quem se exercita com frequência, já que fortalece os músculos e, consequentemente, a estrutura óssea, dando mais força e disposição para você se manter fiel a suas atividades físicas.

  1. Pêra

A pêra também é muito conhecida por controlar a fome, gerando uma grande sensação de saciedade, o que é perfeito para quem está de dieta e quer emagrecer.

Além disso, as fibras presente nessa fruta ajudam o sistema digestivo, fazendo com que seu corpo absorva melhor os nutrientes presentes em outros alimentos, o que é excelente para quem sofre com problemas intestinais.

A pêra ainda controla os níveis de colesterol no organismo, evitando doenças graves e dá mais energia ao corpo, reforçando o sistema imunológico.

  1. Mamão

mamão

O mamão também promove a saciedade, diminuindo a sensação de fome, além de ser bastante nutritivo. Acelera o metabolismo, especialmente depois de você comer carne e outros alimentos muito ricos em proteínas e que tem uma digestão demorada.

Além disso, as fibras, que ajudam na absorção dos nutrientes e na saciedade, também ajudam em problemas intestinais, como a prisão de ventre.

Como descobrir quais são as melhores frutas que auxiliam na perda de peso

Além dessas, existem diversas outras frutas que auxiliam na perda de peso. Para reconhecê-las é importante estar atento se os seguintes aspectos estão presentes em sua composição:

  • Frutas diuréticas, ricas em vitamina C e que contêm muita água, ajudam a emagrecer, pois limpam o organismo de toxinas que causam inchaço e impedem o emagrecimento. Além disso, promovem o bom funcionamento dos rins e do trato urinário.
  • As ricas em fibras são as melhores frutas para ajudar no emagrecimento, pois promovem a saciedade e auxiliam nas funções intestinais, evitando prisão de ventre e uma má absorção dos nutrientes.
  • Frutas vermelhas, como os morangos, framboesa e cerejas, são excelentes para o processo de emagrecimento, pois além de acelerarem o metabolismo, elas contêm poucas calorias, são ricas também em vitamina C, em fibras, atuam como diuréticas e antioxidantes e para completar são deliciosas e combinam com várias receitas, sucos e drinks!

Receitas e sucos com as melhores frutas que ajudam você na perda de peso

suco de frutas

O bom das frutas é que elas são completamente versáteis: algumas delas você pode comer in natura, outras você pode fazer suco e quase todas podem ser adicionadas em receitas para sobremesas, para o café da manhã, saladas e até mesmo como tempero.

Confira algumas receitas de sucos e comidinhas em que você pode adicionar essas frutas poderosas para ajudar você a perder peso:

Suco de morango com melancia e água de coco

  • 5 fatias grandes de melancia
  • Um copo (300 ml) de água de coco
  • 4 morangos grandes

Bata tudo no liquidificador e, se preferir coe. Como essas frutas são bastante doces e a água de coco também, não há a necessidade adicionar açúcar o adoçante. Se preferir, também adicione pedras de gelo para deixar mais refrescante.

O bom é que você terá um suco de frutas vermelhas que ajudam a acelerar o metabolismo e que são diuréticas.

Além de serem frutas que ajudam a perder peso, elas fazem muito bem à saúde e bem estar, são deliciosas e refrescantes!

Suco de abacaxi com hortelã ou gengibre

  • 1 abacaxi
  • 6 folhas de hortelã
  • Meio litro de água

Bata tudo no liquidificador e, se preferir coe.

Você pode também adicionar açúcar ou adoçante, já que o abacaxi é mais ácido.

Para deixar mais refrescante, você também pode adicionar uns cubos de gelo ou então deixar o abacaxi na geladeira uma hora antes de fazer o suco.

Salada de frutas

  • 6 rodelas de abacaxi picadas
  • 8 morangos picados
  • 3 maçãs picadas
  • 4 bananas cortadas em rodelas
  • ½ mamão cortado em pedaços médios
  • 300 gramas de iogurte natural de sua preferência

Uma salada de frutas que auxilia na perda de peso é uma excelente forma de comer algo doce de sobremesa sem sair da dieta.

Você ainda pode adicionar um iogurte de morango ou natural.

Caso prefira, troque o iogurte por duas ou três colheres de mel para adoçar mais. Você pode também incluir outras frutas como kiwi, uvas, pêra, pêssegos, framboesas. Tudo fica a seu critério e seu paladar!

Suco de mamão com laranja e hortelã

  • 1 copo (400 ml) de suco de laranja
  • 1 mamão médio
  • Meio litro de água
  • 5 cubos de gelo
  • 4 folhas de hortelã

O mamão e a laranja são fontes de vitamina C e bastante diuréticos, sendo ótimas frutas para quem quer emagrecer. A hortelã ajuda a dar um sabor especial ao suco e deixá-lo mais refrescante.

É uma opção perfeita para o café da manhã, especialmente.

Essas frutas já fazem parte da sua alimentação diária?

As frutas que auxiliam na perda de peso são as melhores amigas de todas as dietas! Completamente naturais e deliciosas, o ideal é buscar consumir pelo menos uma delas todos os dias, seja em uma sobremesa, em um suco ou pura mesmo.

É importante lembrar que você só vai tirar total proveito dos benefícios dessas frutas se conciliar o consumo dentro de uma dieta saudável e evitando comer alimentos que fazem mal à saúde, como aqueles muito gordurosos, muito ricos em sódio e etc.

 

Deixar um Comentário