Exercícios

7 Exercícios Simples para Perder a Barriga

exercicios perder barriga
Escrito por Maira Rodrigues

Ter gordura localizada na barriga é o pesadelo de muitas mulheres, assim como ter uma barriga sarada, de “tanquinho”, é o sonho de consumo delas.

Nem sempre é muito fácil conseguir realizar esse sonho, especialmente se você não tem muito tempo para se dedicar a uma academia. Isso se deve especialmente ao fato da barriga ser o local onde a gordura se acumula com mais facilidade no corpo feminino.

Porém, com uma rotina de exercícios simples e voltados especialmente para perder a barriga, você pode conseguir se livrar dessas tão indesejadas gordurinhas e quilinhos a mais.

Com muita disciplina, você conseguirá, montando sua própria grade semanal de exercícios, conquistar esse objetivo. E a melhor parte: sem sair de casa!

Esses exercícios ajudam não somente quem está acima do peso desejado e com a barriga saliente, mas também quem quer manter uma barriga sarada e deixá-la ainda mais definida e bonita.

Agora, prepare sua playlist para se exercitar e comece a se alongar!

Bicicleta no Chão

exercicio bicicleta queimar barriga

  1. Deite no chão e alinhe sua coluna;
  2. Com as pernas esticadas, levante as duas para o alto em um ângulo de 30 graus;
  3. Coloque suas mãos atrás da cabeça e levante-a um pouco;
  4. Flexione as pernas, estique uma perna e flexione o joelho da outra em um ângulo de 90 graus;
  5. Quando flexionar o joelho esquerdo a 90 graus, toque ele no seu cotovelo direito – lembrando que suas mãos devem estar ainda atrás da cabeça, de preferência com seus dedos entrelaçados para sustentar melhor;
  6. Quando flexionar o joelho direito a 90 graus, toque ele no seu cotovelo esquerdo;
  7. Comece com movimentos lentos e vá aumentando o ritmo conforme seu corpo aguenta;

O ideal é, por dia, repetir esse exercício de 40 a 50 vezes. Você pode dividir em séries de 10, 15 ou até 20, mas lembrando que você deve seguir o ritmo do seu corpo e não forçar demais para evitar problemas musculares e dores muito fortes.

A bicicleta no chão é um dos principais exercícios simples para perder a barriga justamente por trabalhar bastante os músculos abdominais.

Além disso, ela trabalha outras partes do corpo, como as pernas e braços. de forma secundária.

Flexão somente com os Braços

flexao bracos pernas apoiadas

  1. Deite-se com a barriga virada para o chão;
  2. Flexione os braços e se apoie com a palma das mãos no chão;
  3. Mantenha os seus joelhos no chão. Para se sustentar melhor, você pode cruzar os pés/pernas;
  4. Faça as flexões por menos de um minuto, respire bem e repita.

A flexão de braço é um dos exercícios simples para perder a barriga, e o fazendo com uma média de 3 a 4 vezes por semana já é o suficiente para conseguir se livrar daquela barriguinha.

Além disso, esse exercício trabalha bem os braços e os músculos do peitoral.

Agachamento

agachamento para perder barriga

O agachamento é um exercício que trabalha bastante as pernas, as deixando bem tonificadas. Mas engana-se quem acha que esse não é um dos melhores exercícios para perder a barriga.

Fazendo da maneira correta você consegue deixar o seu abdômen bem flexionado e, assim, perder “aquelas” gordurinhas localizadas.

O agachamento ainda trabalha os glúteos e até mesmo as suas costas. E por ser bem simples, ele não costuma causar lesões e problemas nos músculos, articulações e afins. Ou seja, é ideal para ser feito em casa – ou qualquer outro lugar que você queira – sem necessitar de um treinador.

Saiba como fazer e dicas para realizar de maneira eficiente o exercício:

  1. Posicione-se no chão com os pés afastados e bem apoiados no chão;
  2. Mantenha a coluna reta sem se inclinar para frente ou deixar os ombros caírem;
  3. Mantenha os braços bem esticados em frente ao corpo, mesmo enquanto desce ou sobe;
  4. Agache por menos de um minuto;
  5. Suba devagar até a posição inicial.

É importante lembrar que nesse exercício o importante de fato não é a velocidade em que você o faz, mas como faz. Se você já tem o hábito de se exercitar, pode até fazer o agachamento rápido, mas o ideal é que comece devagar.

Busque respirar bem enquanto desce e sobe – evitando assim se cansar rápido demais – e mantenha sempre sua coluna reta. Não force demais o seu corpo e aprenda a conhecer seus limites, evitando lesões sérias nos músculos ou na coluna.

Abdominal com as Pernas Esticadas

Esse exercício trabalha muito bem o abdômen e é uma mistura da bicicleta no chão com abdominal, podendo ser feito em casa, mas sempre com o cuidado de fazer alongamentos antes e começando devagar.

  1. Deite-se no chão com as costas bem alinhadas;
  2. Com as pernas esticadas, as levante entre 30 e 45 graus;
  3. Coloque as mãos atrás da cabeça e suspenda um pouco, deixando os dedos entrelaçados para sustentar bem;
  4. Flexione o joelho esquerdo, enquanto deixa a perna direita esticada, e se vire um pouco lateralmente para que o seu cotovelo direito o toque;
  5. Flexione agora o joelho direito para tocar no cotovelo esquerdo;
  6. Enquanto troca a flexão das pernas, não as deixe cair no chão, buscando mantê-las sempre esticadas para o alto até 45 graus de ângulo.

Abdominal em V

abdominal em v

  1. Deite-se no chão, com as pernas bem esticadas e os braços também, para cima da cabeça;
  2. Em seguida levante as pernas;
  3. Ao mesmo tempo você flexiona o tronco e traz os braços, esticados, para frente de forma que faça com que eles vão de encontro aos seus joelhos/pés;
  4. De fato, as mãos não precisam encostar-se a suas pernas, mas tente leva-las o mais próximo o possível.

Forme uma sessão de cinco exercícios desses, e repita três sessões por dia. O abdominal em V vai ajudar a trabalhar uma grande parte dos conjuntos musculares do seu corpo, sendo não só um dos melhores exercícios para perder a barriga, como também um dos mais indicados para tonificar pernas, braços, costas e glúteos.

Abdominal Alternando as Pernas

  1. Deite-se no chão com as pernas bem esticadas e as mãos atrás da cabeça, entrelaçando os dedos;
  2. Contraia o abdômen e levante a cabeça, pescoço e ombros;
  3. Levante as duas pernas esticadas em até 45 graus;
  4. Com as pernas esticada, levante uma perna e abaixe a outra, mas com cuidado para não deixar que em nenhuma vez a perna abaixada encoste-se ao chão;

Esse abdominal trabalha bem as pernas e, é claro, a barriga. Tente fazer três sessões pelo menos quatro vezes na semana, cada sessão contendo entre 10 a 15 exercícios desses.

Lembrando que o importante nunca é fazer muito rápido, mas sim direito, para evitar problemas nos braços, ombros, coluna ou então nas suas articulações.

Pular Corda

pular corda para emagrecer

Por incrível que pareça, aquela brincadeira simples de criança acabou entrando na rotina de exercícios simples para perder a barriga também!

Pular corda ajuda você a se exercitar, gastar suas energias, trabalhar bem o conjunto de músculos das pernas, braços e abdômen e, caso goste, até mesmo se divertir enquanto faz isso tudo.

Faça 3 a 4 sessões de 15 a 20 pulos pelo menos 3 vezes por semana, para começar a perceber os resultados desejados aparecerem. Comece devagar e conforme for trocando de sessões, ou seja, a cada 15 ou 20 pulos, aumente um pouco o ritmo.

Como esse é um exercício que traz bastante impacto para seus pés e joelhos, você precisa usar um tênis adequado, para evitar assim problemas em suas articulações e danos permanentes a seus joelhos e tornozelos.

Pronta para Encarar esses Exercícios?

Esses são os melhores e mais simples exercícios para perder a barriga em casa. Se você tem hábitos muito sedentários é importante que comece devagar e evite fazer todos esses exercícios em um só dia ou mais de 4 vezes por semana.

Todo mundo que começa uma rotina de exercícios e tem como objetivo perder alguns (ou muitos) quilos sempre fica muito ansioso pelos resultados, mas é muito importante dar um passo de cada vez, não forçando demais seu corpo, respeitando seus limites e conciliando os exercícios e uma boa alimentação.

Essas atividades podem ser feitas em casa, em um parque ou qualquer outra área livre. Ou seja, você não precisa estar matriculado em uma academia para realizá-las.

Porém, sempre busque se vestir de acordo, com roupas confortáveis, que permitam a mobilidade e que sequem rápido, já que você estará gastando energias e, assim, suará bastante enquanto se exercita.

Além disso, busque usar tênis adequados para se exercitar e nos exercícios no chão, caso prefira, coloque um colchonete para se apoiar.

Atividades físicas bem feitas, sempre tendem a causar o “esgotamento” de nossas energias e por isso muitas pessoas ficam desmotivadas até mesmo antes de começarem a se exercitar. É importante ter bastante disciplina e foco no que você quer.

Lembrando que tão importante quanto fazer esses exercícios simples para perder a barriga é cuidar bem da sua alimentação, evitando comidas cheias de gorduras, açúcares e carboidratos, que fazem você engordar e, pior ainda, a localizar todas essas gordurinhas nas costas, culotes e na barriga. Não adianta você se acabar fazendo os exercícios diariamente e não balancear sua alimentação, continuando a comer pizzas, enlatados e tomando refrigerantes a “torto e a direito”.

Além disso, busque por alimentos que propiciem a você energia suficiente, carboidratos saudáveis como a babata doce. Eles te ajudarão bastante a manter sua disposição e a emagrecer com saúde.

Deixar um Comentário