Dietas

Dieta da Batata Doce: Como Fazer de Forma Saudável

batata doce
Escrito por Silvana Oliveira

Batata doce engorda ou emagrece? O que é essa tal de dieta da batata doce? Essas são algumas das perguntas mais frequentes que chegam a nossa redação nos últimos tempos. Vamos respondê-las?

Como funciona a Dieta da Batata Doce

Atualmente, são conhecidas inúmeras dietas com diferentes objetivos. A dieta da batata doce é bastante popular entre pessoas que desejam adquirir massa muscular através da prática de exercícios físicos. Isso porque esse tubérculo contém uma alta quantidade de proteínas, essenciais ao processo de construção dos músculos. Por esse motivo, o consumo da batata doce é ideal para quem faz academia.

Apesar de parecer contraditório, ela também é uma grande aliada de quem deseja perder peso. Isso acontece porque além das proteínas, esse tubérculo é rico em carboidratos de absorção lenta que, além de não aumentarem as taxas de açúcar do sangue rapidamente, ajudam a manter a saciedade e regulam o funcionamento do trânsito da flora intestinal.

Entre os benefícios relacionados ao consumo da batata doce está a presença do amido. O amido que ela contém consiste em uma fibra insolúvel resistente que, por não ser digerida rapidamente pelo organismo, acaba retardando a absorção da glicose e da gordura.

A glicerina presente na batata doce é liberada de forma lenta e estável, o que faz com que o cérebro receba a informação de que não tem a necessidade de receber alimento para o corpo naquele momento, prolongando nossa sensação de saciedade.

Por esses motivos, a dieta da batata doce é ideal também para quem deseja emagrecer.

Essa Dieta Funciona Mesmo? Quanto é Possível Emagrecer?

gracyanne barbosa

Com a dieta da batata doce feita corretamente, é possível perder de 1,5 kg a 4 kg em apenas 2 semanas. A ex-dançarina e modelo fitness Gracyanne Barbosa é uma das adeptas dessa dieta, que ajuda a manter o seu corpo em forma e também traz um maior rendimento para os seus treinos na hora de malhar em casa ou na academia.

Entenda Como Fazer a Dieta da Batata Doce

Há pessoas que optam por realizar essa dieta com o consumo da batata doce em cada uma das refeições principais do dia (café da manhã, almoço e jantar). Para que o consumo desse tubérculo não torne a alimentação monótona e restritiva, recomenda-se a inclusão de outras fontes de carboidratos, como frango e ovo.

Apesar de poder parecer uma dieta com opções limitadas, a batata doce pode ser consumida de diversas formas diferentes, como em bebidas energéticas, shakes e suplementos usados no pós-treino, sobremesas, etc.

A ingestão máxima de batata doce por dia deve ser de, no máximo,3 unidades. Se for consumida moderadamente, esse alimento trará apenas benefícios para a saúde. Como cada organismo funciona de uma forma diferente do outro, o recomendado é que você procure um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

Quais os Pontos Favoráveis dessa Dieta?

A batata doce contém as vitaminas A e C e também possui propriedade antioxidante, o que faz com que o envelhecimento das células demore mais para ocorrer, reduzindo as chances de surgirem doenças crônicas. Ela também é uma fonte de zinco, cálcio, potássio e fósforo, que são muito importantes o bom funcionamento do corpo.

Além de melhorar o funcionamento do intestino ao comer a batata doce ocorre o controle dos níveis de colesterol ruim (LDL) e também da diabetes. Mesmo pelo fato desse tubérculo possuir uma quantidade maior de calorias do que outras batatas, ela ainda assim auxilia no processo de emagrecimento, por sua capacidade de aumentar o tempo de saciedade do corpo, como já explicamos.

E Quais os Pontos Negativos?

pure batata doce

Uma das desvantagens da dieta da batata doce é que, ao se alimentar apenas desse tubérculo, há o risco de uma carência nutricional, já que, obviamente, ela não contém todas as vitaminas e minerais necessários para o corpo. Além disso, algumas pessoas podem acabar enjoando de consumir a batata doce todos os dias.

Como não é possível seguir essa dieta por um período muito longo de tempo, é preciso tomar o cuidado para não exagerar no seu consumo a ponto de não tolerar mais ingerir a batata doce. Também é preciso se policiar para não voltar aos antigos hábitos alimentares e acabar ganhado de volta todo o peso perdido.

O consumo de forma exagerada de batata doce pode causar problemas sérios de saúde, como a hipoglicemia, o que consiste em uma quebra rápida de glicemia no sangue. Por isso, ela não é recomendada para as pessoas que já possuem uma pré-disposição genética a isso.

Além disso, a anemia também pode ser um risco, por reduzir a ingestão de outros alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.

O que comer e o que não comer durante a dieta da batata doce

Na montagem do cardápio, além da batata doce o recomendado é também incluir outras fontes de carboidratos ricos em fibras, como o arroz e macarrão integrais, além de leguminosas, como o feijão, milho, grão de bico e ervilha.

Em relação à proteína animal, inclua carne branca, como frango e peixes, pois eles apresentam um baixo teor de gordura. Essa combinação de alimentos junto com a batata doce é ideal, já que, dessa forma, o índice glicêmico será baixo e evitará a carência de nutrientes.

Durante a dieta da batata doce, é recomendado evitar ingerir outros carboidratos semelhantes, como a mandioca e o inhame, além de também alimentos com gordura, o que inclui carnes vermelhas e as processadas, como salsicha e linguiça, pois podem provocar uma sobrecarga no organismo.

Exemplo de como consumir a batata doce

chips de batata doce

A dieta da batata doce não é como outros tipos de dieta que acabam eliminando o consumo de outros alimentos e restringindo a poucos. Essa dieta, na verdade, consiste em incluir a batata doce em uma alimentação balanceada.

A melhor forma de consumir essa batata é com casca, pois ela também possui os mesmos nutrientes que há em seu interior. Veja a seguir alguns exemplos de como inclui-la em sua dieta:

  • Chips ou fritas

Para variar a forma de consumir a batata doce, você poderá preparar chips ou então fritas, que são ótimas para comer como petisco em qualquer horário que bater aquela vontade de comer algo. Também ficam muito boas para saborear junto às refeições principais, acompanhada de legumes ou saladas.

Para preparar, corte as batatas doces em rodelas ou então em tiras finas, sem remover a casca. Tempere ao seu gosto, com sal ou outros temperos que preferir. Coloque em uma assadeira e leve ao forno, deixando até que elas adquiram uma aparência crocante.

  • Purê

Também é possível variar com um delicioso purê de batata doce, que fica muito bom para acompanhar o seu almoço e jantar.

Para fazer, coloque as batatas com a casca dentro de uma panela de pressão com água e deixe cozinhar. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, retire as batatas da panela e amasse bem. Misture a massa com 2 colheres de leite desnatado e 1 colher de requeijão light.

  • Suco

Para incrementar a sua dieta da batata doce, prepare um suco com o uso desse tubérculo. Para prepará-lo, rale a batata utiliznado a parte mais fina do ralador e, em seguida, coloque a batata ralada sobre um pano limpo. Esprema o pano para retirar todo o sumo, que poderá ser bebido.

Opções de Cardápio

Confira a seguir, alguns exemplos deliciosos para variar o consumo desse tubérculo em sua dieta. Lembre-se que a batata doce deve ser incluída em sua refeição diária sem excessos.

Escolha as opções de cardápio que mais sejam do seu agrado.

Você poderá fazer combinações de acordo com a sua preferência, mas sem deixar de levar em conta quais são os seus objetivos em relação à dieta da batata doce.

Café da manhã

  • 1ª opção:1 fatia de pão integral com ricota light, suco natural (sem adição de açúcar) de sua preferência,
  • 2ª opção: 1 omelete, 1 xícara de chá da sua preferência, 1 fruta
  • 3ª opção:3 torradas integrais com manteiga, 1 copo de leite desnatado

Almoço

  • 1ª opção:1 filé de peito de frango grelhado, 4 rodelas de batata doce, salada de alface e rúcula
  • 2ª opção: salada de ovo cozido, atum, milho, acelga e tomate, purê de batata doce
  • 3ª opção:2 rodelas de batata doce, 1 peixe cozido com legumes, 2 colheres (sopa) de arroz integral

Lanche da tarde

  • 1ª opção:2 fatias de mamão com aveia
  • 2ª opção:1 xícara de chá verde, 1 fruta de sua preferência
  • 3ª opção:3 castanhas, 1 copo de iogurte grego

Jantar

  • 1ª opção: frango cozido com molho de tomate, 4 rodelas de batata doce, salada de legumes com azeite
  • 2ª opção: salada de berinjela com palmito, cenoura ralada e ervilha, 2 rodelas de batata doce, 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 3ª opção:1 filé de peixe, purê de batata doce, salada de folhas verdes, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça.

Ceia

  • 1 ª opção: 1 copo de leite desnatado com linhaça
  • 2ª opção:1 taça de gelatina
  • 3ª opção: suco de batata doce, 1 pão integral com requeijão light

É importante salientar que, apesar de a dieta da batata doce trazer resultados muito positivos em relação à perda de peso, o ideal é que ela venha acompanhada de uma reeducação alimentar, o que irá garantir a manutenção do peso alcançado na dieta.

Qualquer dúvida em relação ao cardápio, não deixe de pedir a orientação de um nutricionista para que ela seja adequada de acordo com o seu organismo.

Deixar um Comentário