Dietas

Chá de Hibisco: Emagrece e Ajuda a Perder a Barriga

cha hibisco
Escrito por Maira Rodrigues

O chá de hibisco é feito a partir do cálice do botão da flor que tem o estranho nome de Hibiscus Sabdariffa. Trata-se de uma flor usada como ingrediente desde a antiguidade pelos faraós do Egito. Também há conhecimento do uso dessa planta em países africanos e asiáticos, para ajudar a melhorar o sono e também para provocar um efeito calmante.

Essa flor apresenta substâncias oxidantes, entre elas a antocianina e também os flavonoides. Os flavonoides ajudam a neutralizar o efeito dos radicais livres no organismo, evitando que eles causem danos ao corpo, como o envelhecimento precoce e também o desenvolvimento de doenças crônicas.

Quando ingeridas, essas substâncias contidas na flor ajudam a evitar o acúmulo de gorduras no organismo. Ao tomar o chá de hibisco, ocorre uma redução da adipogênese, o que significa que a produção das células de gordura diminui.

Outro fator que faz com que o chá de hibisco ajude no processo de emagrecimento é que ele inibe a produção de uma enzima chamada amilase, que é responsável por transformar o amido em açúcar. Por esse motivo, é muito recomendado que esse chá seja tomado logo após as refeições, o que auxiliará na redução da quantidade de carboidratos que serão absorvidos pelo organismo. Como consequência, haverá uma redução de peso e da gordura na região da barriga. Ótimo, não é?

Outros Benefícios do Hibisco

Além dos benefícios para a perda de peso, o cálice da flor de hibisco também contém vitaminas B1 e B2, que ajudam a manter a pele e cabelos mais belos e também os ossos mais fortes. E não para por aí. O hibisco também possui ação antioxidante, diurética e anti-inflamatória. O efeito da ação diurética evita que ocorra o acúmulo de líquido no corpo e ajuda a eliminar a gordura que ficaria então retida no abdómen e também nos quadris (“aquela” que mulher nenhuma gosta sabe?).

Pesquisas realizadas demonstraram que os flavonoides encontrados na flor de hibisco apresentam um efeito vasodilatador e cardioprotetor. Isso significa que, ao ingerir essa bebida regularmente, ocorrem no organismo a diminuição do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL).

Outro benefício decorrente dessa função é a diminuição da pressão arterial e das triglicérides, um tipo de gordura que se forma no sangue.

Além de tudo isso, o chá de hibisco possui outros benefícios diversos, como:

  • Redução do desejo compulsivo de comer doces
  • Redução das cólicas menstruais
  • Melhora a memória e a concentração
  • Combate infecções provocadas por fungos e bactérias
  • Melhora o sistema nervoso e a função intestinal
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne o envelhecimento precoce

Há estudos que foram realizados com o hibisco que apontaram vários benefícios para o fígado. O motivo é porque o seu consumo produz uma redução nos danos oxidativos provocados no órgão, reduzindo também a inflamação hepática.

Além disso, por também reduzir a formação de radicais livres nas células, ele é associado a um alimento que pode retardar o surgimento do câncer, já que acaba retardando o surgimento de células cancerígenas.

Como Fazer e Tomar o Chá de Hibisco

como fazer cha hibisco

Para preparar a sua bebida, ferva 200 ml de água e, assim que apagar o fogo, coloque a quantidade de uma colher de chá rasa de flor de hibisco seca.

Coloque uma tampa, deixando descansar entre 3 a 5 minutos. Após esses minutos, você só precisa coar e o chá está pronto para tomar. Ele pode ser servido quente ou frio, resultando no mesmo efeito na perda de peso.

Beba o chá durante a manhã ou então entre as refeições. Se o seu objetivo é usufruir dos efeitos emagrecedores do chá, evite acrescentar açúcar ou adoçante. Como a flor já é naturalmente adocicada, não há necessidade de adicionar açucares ao chá.

Uma dica bem interessante para quem está de dieta e deseja incluir o chá em seu plano alimentar é evitar consumir o chá de hibisco em pó ou o que já vem pronto. Isso porque ele já vem adoçado, o que pode acabar entrando em conflito com a sua meta de perder peso. O melhor é optar pelo estrato seco da flor, que e encontrado facilmente em lojas de produtos naturais e também através de sites na internet.

A melhor forma de consumir o chá de hibisco é através da infusão com as folhas secas. Apesar disso, também poderá ser consumido em sachês, porém, os seus efeitos acabam sendo reduzidos. Além do chá, o hibisco pode ser tomado na forma de cápsulas.

Consumir diretamente as pétalas dessa flor (seja in natura ou desidratadas) não é o mais indicado, já que o seu gosto não é agradável ao paladar e as suas propriedades que proporcionam os benefícios de emagrecimento não são ativadas devidamente dessa forma.

Dicas e Recomendações

Se você optar por tomar o chá de hibisco diariamente, o ideal é fazer um intervalo de uma semana a cada 15 dias tomando o chá. O recomendado é que o consumo diário seja de 1 a 2 xícaras. Em cada xícara use uma colher de chá, que é o equivalente entre 4 g a 6 g da flor seca, ou 2 a 3 sachês.

Esse chá não é indicado para gestantes ou lactantes. Mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar tomar o chá, pois ele pode causar uma alteração hormonal. Os efeitos do hibisco sobre os hormônios fazem até mesmo com que ele seja usado inclusive como um anticoncepcional. Por isso, se consumido diariamente, poderá causar uma dificuldade para quem deseja engravidar, já que causa uma alteração no processo de ovulação.

Além disso, não é recomendado tomar essa bebida de forma exagerada, pois isso causará a eliminação em grande quantidade de nutrientes que são muito importantes para o organismo (como o magnésio, cálcio, potássio e sódio), devido ao efeito diurético. Isso poderá provocar uma desidratação, causando fraqueza e tonturas.

Pessoas com pressão baixa também devem evitar consumir essa bebida. Em doses muito altas, é possível ocorrer uma intoxicação. Por isso, tome a bebida em quantidades moderadas e assim não haverá problemas futuros.

Receitas Variadas para Preparar com o Hibisco

receitas cha hibisco

Confira algumas opções de como tomar o chá:

Chá de hibisco com alfafa ou cavalinha

A cavalinha é uma erva que possui ação diurética e a alfafa contém ação antioxidante, o que são dois fatores que contribuem de forma bem positiva para quem quer emagrecer.

Para aumentar o efeito do hibisco na sua dieta, inclua 1 colher (sopa) de cavalinha ou então de alfafa. São ervas que ajudam a intensificar a ação do hibisco, acelerando o seu efeito emagrecedor.

Chá de hibisco com gengibre

Para amentar o efeito termogênico do seu chá, é só acrescentar a ele raspas de gengibre, assim que estiver pronto.

Chá de hibisco com tangerina

Coloque em água fria uma tangerina, 1 colher (sopa) de camomila, e a mesma quantidade de flores de hibisco e gengibre em pó. Deixe na geladeira de 3 a 4 horas. Em seguida, filtre a infusão e adicione o suco de um limão.

Chá de hibisco com frutas

Para incluir o hibisco em sucos de frutas, basta colocar o chá gelado dessa flor no liquidificador e bater com as frutas da sua preferência, como, por exemplo, morango, abacaxi ou maracujá. Fica uma delícia e é uma ótima opção para variar a bebida, principalmente em dias quentes.

Chá de geleia de hibisco com hortaliças

Para fazer o chá de geleia, bata o chá no liquidificador junto com a fruta que preferir. Acrescente a geleia de hibisco e misture bem. Prefira a geleia sem adição de açúcar.

É importante lembrar que o processo de cozimento do hibisco para obter a geleia faz com que as suas propriedades originais sejam afetadas, o que prejudica a quantidade de nutrientes que possui.

Chá de hibisco com chá mate ou verde

Uma variação do chá de hibisco que pode ser usada por quem deseja perder peso é tomá-lo junto com chá mate ou então o chá verde.

Essa combinação unirá o efeito do hibisco de evitar o acúmulo de gordura no organismo e a ação de ampliar o gasto de energia, causado pelo chá mate ou o verde, que consistem em dois tipos de alimentos termogênicos.

Concluindo

Como foi explicado neste artigo sobre as propriedades e o uso do hibisco, se consumido corretamente, o chá feito com essa planta pode trazer muitos benefícios para a saúde do corpo, contribuindo de forma significativa para quem deseja se livrar das gordurinhas abdominais e, consequentemente, para garantir bem-estar maior para quem quer uma melhor qualidade de vida.

Um fator muito importante que não deve ser deixado de lado é que apenas tomar o chá de hibisco não fará nenhum milagre. É preciso que o consumo seja feito em conjunto com uma reeducação alimentar.

Para potencializar os efeitos adquiridos com a ingestão desse chá, inclua também em sua rotina diária alguma atividade física e uma alimentação balanceada. É importante também consultar um médico ou nutricionista para avaliar a sua situação de forma individual e indicar qual a melhor maneira de acrescentar o hibisco à sua dieta.

 

Deixar um Comentário