Receitas

12 Benefícios do Inhame (o #7 é o nosso preferido)

beneficios inhame
Escrito por Maira Rodrigues

O inhame vem sendo cultivado desde 50.000 anos antes de Cristo e até hoje é um ingrediente que faz parte da alimentação em diversos países.

Ele é comercializado em diferentes lugares do mundo e, além de ser muito saboroso, possui muitos benefícios para a saúde e nosso bem estar.

Esse tubérculo é muito usado por pessoas que mantêm uma alimentação balanceada e é considerado um ícone fundamental por quem faz dietas. Além de vitamina A, B e C, ele também é rico em cálcio, proteína, carboidratos, fósforo e fibra dietética.

O seu consumo pode ser variado do café-da-manhã ao jantar, por crianças, adultos e idosos. Independente da refeição ou da idade, seus nutrientes são essenciais para manter a saúde geral do seu corpo.

Existem pelo menos 200 variedades de inhame, e sua cor varia: roxo, amarelo, branco ou marfim. Todas as espécies possuem substâncias essenciais para o organismo e se você deseja saber quais são continue lendo e descubra 12 benefícios do Inhame.

Conheça agora os 12 Benefícios do Inhame para a saúde …

1. Contribui com a saúde do coração

beneficio inhame

Ingerir regularmente a vitamina B6, ajuda na redução de risco em pessoas que possam ter doenças cardíacas. O inhame possui vitaminas do complexo B por isso o seu consumo é tão indicado por cardiologistas.

Além disso, esse tubérculo é rico em potássio, que é fundamental para quem deseja controlar a pressão arterial, já que esse componente contribui com o bom funcionamento do fluxo renal, reduzindo os problemas nos rins e a hipertensão. Encontram-se 815 miligramas de potássio em cada 10 gramas de inhame.

A vitamina C que ele também possui em abundância, ajuda a diminuir a pressão arterial, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, melhorando o fluxo para o coração e prevenindo doenças como insuficiência cardíaca, hipercolesterolêmica (colesterol alto) e a artereosclerose.

2. Ajuda a melhorar e proteger a visão

É recomendada a ingestão da vitamina C diariamente, pois ela está relacionada ao bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando a reduzir as chances de adulteração macular, causadora da cegueira, que predomina em pessoas acima dos 50 anos de idade.

Ingerindo apenas 100 gramas de inhame você já terá 30% da dose da vitamina C recomendada diariamente!

O inhame trás ainda outro excelente vantagem para a visão: a prevenção da catarata, já que ele serve como oxidante para os olhos.

A vitamina A que também é abundante nesse tubérculo, contribui para uma melhor visão noturna além de hidratar os olhos e evitar problemas como feridas nas pálpebras ou úlceras nos olhos.

3. Previne o câncer

Como já dissemos, o inhame é rico em vitamina A e C, que são ótimos agentes antioxidantes e que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres, um dos principais motivos da causa de estresse oxidativo, associado a vários tipos de câncer em todo o corpo, como o de esôfago, de intestino e o de cólon.

4. Ajuda na formação óssea

A osteoporose e a artrite são doenças que podem ser evitadas com a ingestão do inhame, pois ele pode ser um ótimo coadjuvante na formação óssea, por ser rico em potássio, proteínas e fósforos.

5. Melhora o sistema nervoso

Alguns nutrientes presentes no inhame como as vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e proteínas são responsáveis por encaminhar o oxigênio das células para os nervos, ajudando a melhorar a memória e o funcionamento do sistema nervoso de uma forma geral.

Estudos relevam que pessoas que têm com hábito o consumo regular de inhame, demoram a apresentar problemas relacionados ao sistema nervoso quando envelhecem.

6. Combate a glicemia alta

Ingerir uma quantidade excessiva de açúcar aumenta a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) causadora da diabete tipo 2, mas com a ingestão do inhame diariamente, esse problema pode ser combatido.

Devido aos nutrientes presentes nesse tubérculo a glicose pode ser levada para níveis menores, ajudando no controle a diabetes tipo 2.

7. Ajuda a reduzir peso

emagrecimento saudavel

Um dos principais benefícios do inhame é a contribuição para o emagrecimento saudável. Por ser ricos em fibras e possuir baixas calorias, ele é indispensável na hora de manter uma dieta equilibrada. Sua ingestão também ajuda-nos a ter a sensação de saciedade por mais tempo.

O bendito ainda auxilia na redução e controle do peso!

8. Mantém a pele saudável

Graças a vitamina A que existe no inhame, sua ingestão contribui para uma pele mais hidratada, fazendo com que ela retenha uma maior quantidade de liquidos. Além disso, como já dissemos anteriormente, ele contribui com a eliminação dos radicais livres, fazendo com que o envelhecimento precoce seja evitado.

9. Melhora o sistema imunológico

Os seus nutrientes agem nos gânglios linfáticos, fortalecendo o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.

10. Combate problemas intestinais

As fibras são um dos mais importantes nutrientes para combater complicações intestinais (intestino preso). O inhame é rico em fibras! A cada 100 gramas, 4 são de fibras dietéticas. polissacarídeos.

11. Contribui com o Sistema Endócrino Feminino

O inhame também é indicado para as mulheres que estejam em períodos de menopausa por possuir uma enzima que repões os hormônios necessários.

A vitamina B6 é elemento vital para a TPM (Tensão pré-menstrual), ajuda principalmente a evitar a depressão que pode ser desencadeada nesse período.

Ele é um excelente revigorador para o sexo feminino, pois ajuda a equilibrar os hormônios e a curar condições corporais.

12. Ajuda no crescimento de cabelos

Por conter excelentes substancias naturais que contribuem para o funcionamento do organismo como o betacaroteno e as antocianinas, o inhame também possui a vitamina A, que é extremamente bom para o crescimento celular, o que inclui o crescimento de cabelos.

Receitas para ajudar na perda de peso utilizando o Inhame

receitas inhame emagrecimento

Como dissemos no item 7, o inhame é um forte aliado para ajudar você a emagrecer de forma saudável, sem falar nos outros benefícios apresentados.

Pensando nisso, separamos algumas receitas com esse delicioso tubérculo para que você possa inseri-lo em seu cardápio de forma fácil e saudável. Confira:

Suco de inhame com limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de inhame descascado e picado
  • 500 ml de água ou se preferir pode ser água de coco
  • ¼ de suco de limão
  • Mel ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até o inhame se decompor totalmente, se preferir sirva com gelo depois. É importante não coar para que as propriedades do inhame seja perdidas.

Purê de inhame Light

Ingredientes:

  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 xícara de alho-poró bem picado
  • 2 colheres e meia de sopa de azeite
  • 1 kg de inhame descascado e picado
  • ½ lata de creme de leite light

Modo de preparo:

Antes de preparar a receita, lave bem o inhame e corte em 4 partes, leve ao fogo com água e sal para cozinhar, quando estiver bem macio, retire toda a água e reserve.

Em outra panela, aqueça o azeite acrescentando o alho, alho-poro e a cebola, amasse bem o inhame com um garfo e coloque nesse refogado. Para mais cremosidade, acrescente meia caixinha de creme de leite light. Mexa bem e sirva-se.

Sopa de inhame que ajuda a emagrecer

Ingredientes:

  • 2 kg de inhame descascados e picados
  • 1 batata média
  • 1/2 alho poro em rodelas
  • ½ cebola
  • 1 colher de sopa de salsa bem picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher de sopa de manteiga light
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Descasque os inhames e lave bem, junto com a batata leve ao fogo com água e sal para cozinhar, quando menor você picar, mais rápido será o cozimento. Depois de 30 minutos cozinhando ou até que eles estejam macios.

Em seguida refogue em um frigideira com a manteiga o alho, a cebola e o alho-poro, e jogue sofre o inhame com a batata, se você não tiver um processador para colocar o inhame antes desse processo, você pode usar um macete ou até mesmo o garfo, mexa bem coloque a salsa e sirva ainda bem quente.

Benefícios do Inhame: Adicione esse tubérculo em suas refeições

Como você pode conferir nesse artigo, são muitos os benefícios do Inhame inserindo ele em suas refeições além de poder absorver os nutrientes que são essenciais para o organismo, você ainda emagrece e leva uma vida mais saudável!

Deixar um Comentário