Receitas

10 Benefícios do Gengibre para o Organismo

beneficios gengibre
Escrito por Maira Rodrigues

Além de ser um ótimo ingrediente para ser usado por quem deseja emagrecer, pois faz o metabolismo acelerar, o gengibre trás ainda inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo.

Ele age como um antioxidante e anti-inflamatório natural, que ajuda a prevenir úlceras estomacais e até mesmo o câncer de cólon-retal. O gengibre também faz com que o sistema gastrintestinal fique relaxado, o que evita a ocorrência de náuseas.

Entre as substâncias que estão presentes nessa raíz estão o cafeno, zingibereno, felandreno e zingerona. Além disso, o gengibre possui uma grande quantidade de minerais, como o magnésio, potássio e o cobre, sendo também uma fonte rica em vitamina B6.

Por ser um alimento que não é fácil de ser digerido, o seu poder termogênico é aumentado, favorecendo a perda de peso. Apesar disso, é importante entender que apenas fazer o consumo do gengibre não irá realizar milagres em relação ao emagrecimento. É preciso que a sua ingestão seja feita junto a uma dieta balanceada e, se possível, aliada também a prática regular de exercícios físicos.

Como consumir o gengibre

O gengibre consiste em uma raiz que é muito usada na preparação de chás e também em outros pratos diversos, incluindo saladas e sucos. Ele é encontrado para consumo tanto na forma original, como raiz, como também na forma de pó. Na maioria das regiões do país, ele pode ser encontrado facilmente em supermercados e também em lojas que são especializadas em produtos naturais.

O gengibre é consumido cru, em forma de chá, em conserva ou então como óleo. Além disso, também costuma ser usado em outras bebidas e alimentos, agindo como um aromatizante.

O chá costuma ser utilizado como um auxiliar para o tratamento de gripes e resfriados, além de ser ótimo para emagrecer.

Essa raiz também é um alimento com baixas calorias e, para usá-la em receitas, uma pequena quantidade é suficiente. O mais recomendado é utilizar uma quantidade menor do que 2 gramas.

Veja quais são os benefícios do gengibre para a saúde

beneficio gengibre saude

Ajuda a perder peso

Entre os benefícios do gengibre está a sua eficácia no processo de emagrecer, por ser um alimento com efeito termogênico. Isso acontece porque ele age de forma a acelerar o metabolismo, o que resulta na queima de gordura do corpo.

Além disso, ele possui um componente chamado gingerol, que faz amentar a produção de suor causado pelo calor. Isso é também um fator que ajuda a perder peso.O gingerol é a substância que possui o sabor picante característico do gengibre.

Protege contra a azia

Outro dos benefícios do gengibre é o poder que ele possui de combater a azia e também os gases intestinais. Para que isso ocorra da melhor maneira, o gengibre deve ser ingerido como chá, sendo recomendado o consumo de 4 xícaras no decorrer do dia.

Por esse motivo, é utilizado como componente em medicamentos laxantes, além de antiácidos e antigases. Ele também é um ingrediente muito usado por pacientes com câncer que estão em tratamento de quimioterapia.

Protege a saúde do estômago

A ação do gengibre também é positiva em relação à proteção estomacal contra úlceras, pois combate a proliferação de bactérias que causam a gastrite e as úlceras. Outro dos benefícios do gengibre é a proteção em relação ao surgimento do câncer de estômago, que pode ter ligação com a úlcera na maioria dos casos.

Previne gripes e resfriados

Por ser um alimento que apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante, o gengibre previne a manifestação da gripe e dos resfriados, reduzindo também os seus sintomas.

Protege a saúde durante a gravidez

Apesar de os benefícios do gengibre serem considerados positivos para evitar enjoos e vômitos para as mulheres grávidas, há alguns estudos que mostram a que ele pode não fazer bem para a formação do bebê.

Reduz o açúcar no sangue

A descoberta desse outro benefício do gengibre é mais recente. Segundo pesquisas realizadas com pacientes com diabetes, o consumo diário de uma quantidade de cerca de 2 g de gengibre, faz com que os níveis de açúcar no sangue sejam reduzidos.

Melhora as dores musculares

O gengibre, por ter propriedades anti-inflamatórias, é um forte auxiliar contra as dores musculares que são causadas devido à prática de atividades físicas. Para que esse benefício da raíz possa se manifestar da forma mais adequada, ele deverá ser consumido por cerca de uma semana, com a quantidade de 2 g diárias.

Reduz os níveis de colesterol

Os altos índices de colesterol estão diretamente relacionados ao risco de ataque cardíaco. Esse é um dos importantes benefícios do gengibre: Ele provoca a redução dos níveis de colesterol ruim, além de diminuir também a presença dos triglicerídeos no sangue.

Auxilia contra a osteoartrite

A osteoartrite provoca uma degeneração nas articulações, o que acaba provocando dores e rigidez. O consumo dessa raiz, de acordo com pesquisas realizadas, mostrou que o extrato de gengibre faz com que os sintomas sejam melhorados.

Alivia as enxaquecas

Pesquisas realizadas para definir os benefícios do gengibre, demonstraram que ele auxilia o alívio da enxaqueca. Isso porque ele é capaz de prevenir a dor e também a inflamação dos vasos sanguíneos.

Receitas práticas com gengibre para emagrecer

receita cha gengibre

Chá de gengibre com limão

O chá de gengibre é um ótimo aliado para as pessoas que querem emagrecer. Isso porque se trata de um alimento que possui efeito termogênico, ou seja, que ajuda a queimar mais energia no organismo.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de gengibre
  • 1 litro de água
  • 4 cravos
  • 1 pau de canela
  • 1 rodela de limão descascada
  • adoçante a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o cravo e a canela junto ao adoçante, deixando derreter.
  2. Em seguida, acrescente a água, o limão e o gengibre, deixando ferver por alguns minutos. Agora, basta coar e servir quente.

Suco de gengibre

Aprenda a preparar um suco que ajuda a emagrecer, além de ser muito gostoso e refrescante.

Ingredientes

  • 1/2 limão
  • 300 ml de água
  • 1 colher (sopa) de gengibre
  • gelo a gosto
  • folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo

  1. Para começar, descasque o limão e remova as sementes. Rale o gengibre e coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador até que se forme um suco.
  2. Agora, basta coar e adoçar com adoçante ou mel.

Salada de gengibre e pepino

Essa salada é excelente para quem quer emagrecer pois, traz um efeito termogênico e também aumenta a sensação de saciedade no decorrer do dia.

Ingredientes

  • 3 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • ½ cebola
  • 1 pepino fatiado
  • 2 colheres (sopa) de adoçante

Modo de preparo

  1. Coloque em uma tigela o suco de limão, vinagre, gengibre e o açúcar. Acrescente a cebola e também o pepino, misturando bem, até que todos os ingredientes incorporem.
  2. Em seguida, coloque a salada na geladeira por mais ou menos meia hora. Isso deve ser feito para que o sabor se intensifique.

Biscoito de gengibre

Esse biscoito de gengibre é uma opção saudável e que possui poucas calorias, ideal para quem está de dieta. Confira a seguir.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¼ xícara (chá) de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de adoçante
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque em um recipiente o gengibre ralado, o bicarbonato e também o adoçante, misturando bem. A seguir, adicione a canela, o farelo de aveia e também o amido de milho.
  2. Acrescente o leite, a clara do ovo e o as, mexendo bem até que seja formada uma massa de consistência homogênea.
  3. Use farinha para salpicar sobre uma superfície lisa e abra a massa, usando um rolo. Corte a massa do tamanho que preferir e molde os biscoitos.
  4. Coloque os biscoita numa assadeira e leve para assar em um forno pré-aquecido por cerca de meia hora. Sirva assim que esfriar.

Sopa de gengibre

Essa receita de gengibre contém ingredientes que são ricos em nutrientes importantes para a saúde do corpo e, por conter uma quantidade reduzida de calorias, é mais do que recomendada para quem deseja emagrecer.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de gengibre
  • 1 ½ xícaras (chá) de água fervente
  • 1 cebola
  • 6 cenouras
  • 1 tablete de caldo de vegetais
  • 1 colher (sopa) de manjericão
  • 1 colher (chá) de pimenta preta
  • 1 colher (sopa) de óleo de oliva
  • 1 colher (chá) de sal grosso

Modo de preparo

  1. Em uma panela de tamanho grande, coloque o óleo, adicione a cebola e espere dourar. Em seguida, adicione o gengibre e a cenoura picados, deixando cozinhar por cerca de 5 minutos.
  2. Coloque a água e o tablete de caldo de vegetais, tampe a panela e cozinhe por meia hora em fogo baixo, ou então até que as cenouras amoleçam.
  3. Coloque os ingredientes cozidos no processador de alimentos, acrescentando a pimenta e o sal. Caso seja preciso, coloque mais um pouco de água.
  4. Para finalizar, salpique a sopa com manjericão e sirva em seguida.

 

Deixar um Comentário