Dietas

9 Benefícios Interessantes da Chia

Benefícios da Chia
Escrito por Maira Rodrigues

O sonho de toda pessoa que quer emagrecer é poder comer pouco e ainda assim se sentir satisfeita e saudável. Saiba que isso é sim possível e é justamente um dos vários benefícios da chia.

Essa semente rica em fibras – e muitos outros nutrientes importantes – ajuda a manter a saciedade por muito mais tempo que outros alimentos e auxilia no emagrecimento de forma rápida e saudável.

Isso tudo porque apenas uma colher de sopa diária, já é o suficiente para manter a saciedade durante todo o dia, evitando que assim você sinta muita fome e coma mais do que deveria.

Além dessa super vantagem, existem diversos outros benefícios da chia que pode fazer muito bem para seu corpo nas mais diversas funções, ajudando tanto na estética, com a pele, cabelos e emagrecimento quanto na prevenção de várias doenças até mesmo fatais.

Conheça os benefícios da chia e porque você deveria adicioná-la a sua alimentação saudável desde já

beneficio chia

A chia é uma semente repleta de nutrientes importantes, como as vitaminas A, C, B1, B2 e B3. Além disso, uma pequena porção conta com uma quantidade significativa de cálcio, zinco,magnésio e ferro.

Com tanto valor nutricional contido em poucas gramas, esse alimento é muito consumido não só por quem quer emagrecer, mas por todos que desejam melhorar sua saúde, levando em consideração que os benefícios da chia ajudam em diversas funções do corpo, como por exemplo:

  • Controla e previne diabetes

Por conta de sua grande quantidade de fibras (em torno de 34g a cada 100g da semente), o controle e prevenção da diabetes é um dos benefícios da chia, que ajuda a regular as taxas de glicose no corpo.

Isso porque quando se há um elevado consumo de carboidratos, que viram uma quantidade significativa de glicose no corpo, a insulina trabalha muito mais do que deveria e o corpo cria ao longo do tempo resistência a esse hormônio, o que leva a diabetes tipo 2.

Com a ajuda da chia, o processo dos carboidratos se transformarem em glicose é desacelerado, e assim a insulina pode trabalhar de forma regulada.

  • Excelente fonte de cálcio

A chia contém uma boa quantidade de cálcio em seus valores nutricionais e por isso ela é uma excelente alternativa para quem não toma leite ou tem intolerância à lactose.

Sendo assim os benefícios do cálcio também estão presentes nela, tais como a prevenção da obesidade, proteção da musculatura cardíaca e dentes mais saudáveis, por exemplo.

  • Previne doenças cardiovasculares

Além dos benefícios do cálcio presente na chia, a semente conta um bom valor nutricional de ômega 3, um ácido graxo que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares fatais, como o derrame, infarto e a pressão alta.

O ômega 3 trabalha diminuindo o desenvolvimento de arritmias e reduzindo o número de coágulos no sangue, evitando assim os terríveis derrames, uma das doenças mais perigosas e mais comuns no Brasil e que atinge por ano mais de 150 mil pessoas.

  • Ajuda no melhor funcionamento do intestino

Por conta das fibras presentes na chia, ela se torna um dos melhores alimentos para regular as funções intestinais, resolvendo problemas como prisão de ventre e sendo muito recomendada para quem tem hemorroidas ou tem propensão a desenvolver esse problema.

  • Regula o colesterol

Um dos maiores benefícios da chia é o controle do colesterol no corpo. Isso acontece porque ela tem uma quantia adequada de gorduras boas, compostas pelo ômega 3 e 6, que previne diversos tipos de doenças perigosas causadas pelos altos índices de colesterol.

Dessa forma, esses dois ácidos graxos trabalham juntos não só na prevenção das doenças cardiovasculares e sanguíneas, mas também regulam os níveis do colesterol mau e do bom no corpo, diminuindo o primeiro e aumentando o segundo.

Além disso, a semente de chia atua abaixando os níveis de triglicérides e concentração de lipídios na corrente sanguínea, beneficiando ainda mais o controle do colesterol no corpo e o levando a um bom equilíbrio.

  • Aumenta a imunidade, previne a anemia e melhora a disposição física

O consumo regular da chia previne gripes, resfriados e infecções. Outro benefício da semente é também ajudar a prevenir a anemia.

Consumindo a chia regularmente, seu corpo terá muito mais energia e mais disposição. Essa é, inclusive, outra grande vantagem do consumo da chia para quem deseja emagrecer, pois além de ajudar na saciedade, também dá mais energia ao corpo, mais disposição para encarar o dia a dia e a prática de exercícios físicos, além de evitar que você fique doente e de cama por conta dessas doenças causadas pela baixa imunidade.

  • Cabelos mais bonitos

Além de todas essas vantagens para a saúde do corpo, a chia também ajuda muito na estética e beleza. Os nutrientes presentes nessa semente ajudam a manter os cabelos mais fortes, bonitos, hidratados e brilhantes.

A principal forma de conseguir esses benéficos da chia para os cabelos é através da alimentação com a semente. Basta o consumo diário controlado e em poucas semanas seus cabelos não serão mais os mesmos.

  • Previne o envelhecimento

Outro benefício da chia para a beleza é a prevenção do envelhecimento. Ela tem várias funções que ajudam a evitar, por exemplo, o desenvolvimento de celulites. Para quem já “sofre” com esse problema, ocorre uma significativa diminuição.

O zinco, também presente na chia, ajuda a manter a pele mais hidratada, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de acnes e espinhas. A semente tem ainda ação antioxidante e antidesintoxicante da pele.

Quanto Consumir? Qual a quantidade ideal de consumo de Chia diariamente?

Chia

Os benefícios da chia são muitos como você pode perceber.  Mas qual a quantidade ideal de consumo da semente no seu dia a dia?

Aqui vai um cuidado importante: embora ela faça muito bem para o funcionamento do corpo e evite diversos tipos de doenças, seu consumo deve ser bem regulado.

Tudo que é comido em excesso, por mais que faça bem ao corpo, pode trazer diversos tipos de problemas para a saúde e acabar causando o efeito contrário ao que deveria.

Segundo a nutricionista Carla Fontes, a quantidade adequada para o consumo diário da chia é de uma a duas colheres de sopa (25 gramas).

Como Consumir a Chia? Algumas Receitas e Formas de Uso

receitas com chia

Engana-se quem pensa que por ser semente e por ser tão saudável a chia não vai combinar com receitas deliciosas. Um ponto super positivo dessa semente para o consumo diário é sua versatilidade. A verdade é que há uma grande variedade de maneiras que você pode consumi-la diariamente, sem enjoar. Conheça algumas formas:

  • Chia em Gel

Quando deixada de molho em 60ml de água, uma colher de sopa de chia cria um gel que contém todos os mesmos nutrientes que a chia em semente.

Esse gel, no entanto, deve ser consumido assim que se forma, pois quando reservado para ser consumido depois, pode perder muito do seu valor nutricional.

Você pode comê-lo puro ou adicioná-lo a alimentos como mingaus, sopas, sucos e até mesmo junto a molhos, como o de tomate usado para massas ou o molho para saladas.

Você ainda pode misturar com água e ingerir em torno de 30 minutos antes do café da manhã ou almoço. Isso vai ajudar a manter a saciedade durante as refeições e comer pouco, mas de forma nutritiva.

  • Gel de chia para Receita de Bolos e/ou Tortas

Uma colher de sopa de chia é o suficiente para formar o gel que substitui um ovo inteiro em qualquer tipo de receita.

É uma substituição muito usada por quem não consome alimentos de origem animal e também para quem quer adicionar a chia à sua alimentação diária, de forma diferente.

Dessa maneira, é possível até mesmo fazer bolos e tortas aproveitando os benefícios da chia usando apenas o gel em substituição aos ovos.

Isso ajuda muito no controle da diabetes, já que o nível de glicose é amenizado quando a chia é consumida juntamente com massas, tais como pães e bolos.

  • Omelete com Chia

Uma receita muito simples e básica é a de omelete com chia. Basta você adicionar uma pequena quantidade (uma colher de sobremesa) de chia com os ovos já batidos e deixar por uns 5 a 10 minutos e então preparar sua omelete rica em nutrientes.

  • Chia na Carne

A semente ainda pode ser usada junto com carnes, seja acrescentando as sementes no molho que será passado na carne antes de assar, ou moendo as sementes inteiras e misturando-as a carne moída para fazer almôndegas ou hambúrgueres.

Outras formas diferentes de usar a chia junto a outros alimentos diariamente:

  • Adicione chia ao suco de frutas como maçã, laranja ou uva;
  • Bata uma colher de sobremesa de chia com água de coco para beber durante o dia;
  • Use semente de chia junto com o leite, farinha e ovos para fazer panquecas no café da manhã ou no almoço;
  • Use as sementes de chia, inteiras ou moídas, em cima de saladas, frutas ou com iogurte;
  • Misture uma colher de sobremesa de chia com uma colher de sopa de granola e coma com frutas tais como morango, bananas, maçãs ou qualquer outra de sua preferência;
  • Substitua a farinha de trigo por farinha de chia para receitas de bolos, tortas, pães e massas;
  • Salpique a chia sobre a salada de frutas;
  • Cozinhe o arroz integral junto com a chia ou use a chia com o arroz comum, que pode ser cozido em caldo diferente;

Como você percebeu nessa matéria, os benefícios da chia são diversos e além de fazer muito bem à saúde de um modo geral, ela ajuda a perder aqueles tão indesejados quilinhos a mais, de maneira deliciosa e nutritiva.

Com certeza esse é um alimento que vale a pena ser adicionado a partir de já na sua dieta e em suas receitas.

 

Deixar um Comentário