Dietas

10 Benefícios do Brócolis para o Corpo

beneficios brocolis
Escrito por Silvana Oliveira

O brócolis está na lista dos vegetais mais nutrientes que existe. Ele pertence à mesma família do repolho e pode ser consumido de diversas formas: cru, no vapor ou então cozido. Consiste em uma fonte rica de fibras, proteína e vitamina C. Além disso, apresenta vários minerais, como o ferro, zinco, cálcio e magnésio.

Entre os vários benefícios do brócolis está a baixa quantidade de calorias, sendo que 100 g apresenta somente 35 calorias.Por ser um alimento que é essencial para manter a saúde do corpo em diversos aspectos, é mais do que recomendado que o brócolis seja adicionado à alimentação.

Quando o brócolis é consumido cru, ele mantém todos os nutrientes que possui. Porém, ao ser ingerido nesse estado, ele poderá provocar uma irritação no sistema gastrointestinal e ocasionar gases. Quando o brócolis é fervido, grande parte dos nutrientes que ajudam no combate ao câncer acabam se perdendo. Mas, quando é frito por até 5 minutos ou cozido no vapor por até 20 minutos, os benefícios do brócolis, como os relacionados ao câncer, não sofrem uma perda muito significativa.

Como consumir o Brócolis?

Há dois tipos de brócolis encontrados no Brasil: o comum, que é vendido em maços que contêm as flores, talos e folhas. O segundo tipo é o ninja ou japonês, que pode ser encontrado fresco ou congelado, apresentando uma cabeça única.

Ele pode ser consumido de diversas maneiras: cozido, grelhado, no vapor e também cru nas saladas. Além disso, ele é usado em muitas receitas variadas, como sopas, refogados, suflês, tortas, etc., podendo ser consumido por inteiro, desde as folhas, talos e flores.

Para conservar os benefícios do brócolis, o recomendado é que ele seja cozido com pouca quantidade de água e por um curto período de tempo. Dê preferência em cozinhá-lo no vapor ou então em uma panela com tampa.

O tempo que ele deve ficar na geladeira é por até uma semana.

Conheça os Benefícios do Brócolis para a Saúde

brocolis

Abaixo, apresentamos uma lista contendo os 10 principais benefícios do brócolis para a saúde do nosso corpo. Confira a seguir:

Ajuda na prevenção do câncer

Por ser uma fonte de selênio, que possui propriedades que são anticancerígenas, o brócolis protege o organismo, inibindo o desenvolvimento de células cancerígenas. Ele também possui o indol-3-carbinol, um componente que pode inibir o surgimento de células responsáveis pelo câncer de mama, de próstata e de cólon.

As chances de desenvolver principalmente esses três tipos de câncer é reduzida sensivelmente pelo consumo do brócolis, em especial em relação aos tumores mais agressivos.

Ajuda a emagrecer

Por ser um alimento que possui baixas calorias e ser rico em fibras alimentares, entre os benefícios do brócolis está a capacidade de auxiliar as pessoas que estão de dieta. Além de conter poucas calorias, ao ser consumido regularmente ele ajuda a manter a sensação de saciedade por um período maior de tempo, devido às fibras alimentares que apresenta.

Reduz a pressão arterial

O brócolis contém uma grande quantidade de cálcio e também de magnésio, nutrientes importantes para regular a pressão arterial. Ele também possui ação antioxidante, que são provenientes da presença da glucorafanina.

Além disso, um dos benefícios do brócolis é o fato de ele ser um alimento que apresenta propriedades anti-inflamatórias, fazendo com que os músculos das artérias e do coração acabem relaxando, contribuindo assim com a pressão arterial.

Melhora a digestão

A grande quantidade de fibras presentes no brócolis é muito positiva para o sistema digestivo, melhorando o seu funcionamento. A mucosa do estômago é protegida devido aos fitonutrientes do vegetal, impedindo que as bactérias presentes no estômago acabem se multiplicando.

Ajuda na saúde do coração

Um dos benefícios do brócolis provém do antioxidante beta-caroteno, que previne danos que podem surgir nos músculos do coração. Esse vegetal também contém uma riqueza de fibras, o que faz com que os níveis de colesterol sejam reduzidos.

Os vasos sanguíneos também são beneficiados, já que, por ter sulforafano entre os seus componentes, o brócolis auxilia na redução dos danos causados no revestimento dos vasos sanguíneos.

A presença da vitamina B9, que é mais conhecida pelo nome de ácido fólico, além de ser benéfica para o coração, também reduz os riscos de anemia e do mal de Alzheimer.

Ajuda a tratar da diabetes

Como o brócolis possui uma quantidade generosa de cromo por porção, ajuda na regulação do açúcar no sangue. Ele tem o poder de melhorar em até 100 vezes a eficácia da insulina. Por conta disso, minimiza a chance de manifestar a hipertensão arterial, catarata e arterosclerose, que são relacionados à diabetes.

Protege os olhos

Outro entre os vários benefícios do brócolis é a presença dos antioxidantes chamados carotenoides. Eles são eficazes na prevenção da degeneração ocular que ocorre com o avanço da idade.

Protege a saúde dos ossos

Outro dos benefícios do brócolis é o alto teor de cálcio que ele contém. Uma porção de 100 g possui cerca de 50 mg de cálcio. Por ser rico na quantidade desse mineral, o brócolis torna-se uma excelente opção para as pessoas que, por serem intolerantes à lactose,  não podem ingerir leite e os seus derivados.

Pesquisas realizadas com esse vegetal mostraram que ele ajuda também a prevenir e combater a artrose. De acordo com os resultados dos testes realizados, foi possível comprovar que ele reduz os danos causados nas articulações.

Melhora o funcionamento do cérebro

A presença de ácido fólico no brócolis ajuda a fortalecer a memória e a proteger o cérebro da degeneração, o que resulta na redução dos riscos de desenvolver o Alzheimer, doença que pode afetar pessoas com idade mais avançada.

A vitamina B, também presente na verdura, age nos hormônios que regulam a memória. Além disso, há pesquisas que mostram que um outro benefício do brócolis é que ele pode ter um efeito positivo sobre outras doenças, no caso, o mal de Parkinson e também o derrame.

Melhora a aparência da pele

O brócolis também contém o caroteno, que faz com que a imunidade do corpo seja fortalecida. O envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas são retardados devido ao consumo desse vegetal. Outro benefício do brócolis nesse sentido é a proteção que ele causa em relação aos danos provocados pelos raios solares.

Receitas saudáveis feitas com o brócolis

suco detox brocolis

Suco verde de brócolis

Uma boa forma de consumir o brócolis caso você não goste muito do sabor é preparar um suco com ele.

Ingredientes

  • 3 flores de brócolis
  • 3 folhas de couve
  • 2 laranjas
  • ½ copo de água
  • 1 colher (sopa) de linhaça

Modo de Preparo

  1. Para preparar o suco, basta apenas bater todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Em seguida, coe e beba logo a seguir. O suco deve ser ingerido assim que estiver pronto.

Suflê de brócolis

O suflê que será mostrado a seguir possui uma quantidade bem reduzida de calorias em relação à receita comum, ideal para quem está de dieta e deseja uma vida mais saudável.

Ingredientes

  • 2 brócolis pequenos
  • 2 colheres (sopa) de requeijão light
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

  1. Primeiramente, lave bem os brócolis e cozinhe no vapor. Assim que estiverem al dente, retire metade dos brócolis e espere que a outra metade cozinhe bem, até que fiquem macios.
  2. Em seguida, bata os brócolis macios no liquidificador junto com o queijo e o requeijão. Crescente também um pouco de água quente.
  3. Assim que virar uma pasta, coloque num pirex próprio para suflê e mescle com os pedacinhos de brócolis al dente.
  4. Cubra com o parmesão e deixe no forno em temperatura média por meia hora, ou até que fique dourado.

Salada com brócolis

Uma salada muito nutritiva para usufruir os benefícios do brócolis não pode faltar entre as opções a serem preparadas com o vegetal.

Ingredientes

  • 5 ramos de brócolis
  • 1 xícara (chá) de rúcula
  • 2 xícaras (chá) de alface
  • 3 colheres (sopa) de cenoura
  • 3 colheres (sopa) de beterraba
  • 1 ½ xícaras de tomates-cereja
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (chá) grãos de chia
  • 1 colher (chá) de gersal

Modo de Preparo

  1. Antes de tudo, lave bem as verduras. Cozinhe o brócolis no vapor, deixando-o al dente. Em seguida, pique a rúcula, a alface e arrume-os em uma travessa. Adicione a beterraba e cenoura raladas, os tomates-cerejas picados no meio e também o brócolis.
  2. Para finalizar, coloque o azeite, o vinagre de maçã, a chia e o gersal, além de um pouco de sal.

Refogado de brócolis

Um refogado prático e muito gostoso para compor o seu cardápio e ótimo para consumir os benefícios do brócolis.

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 2 dentes de alho
  • Azeite a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave o brócolis, desprenda os buquês e coloque para escorrer. Após escorrer bem, corte em fatias.
  2. Coloque azeite numa frigideira e aqueça junto ao alho. A seguir, acrescente o brócolis, tempere com o sal e espere que ele cozinhe. Está pronto para servir.

Patê de brócolis

O patê de brócolis é ótimo para ser consumido no lanche da tarde, junto com torradas integrais.

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 500 gramas de tofu
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • gergelim para decorar

Modo de preparo

  1. Emuma panela, refogue a cebola e o alho junto ao azeite. Após lavar bem o brócolis, desprenda os buquês e coloque também na panela. Adicione o sal a gosto.
  2. Assim que o brócolis se tornar macio, apague o fogo e deixe esfriando. Em seguida, coloque ele no liquidificador para bater junto ao tofu e o azeite, até que se forme uma pasta.
  3. Despeje a pasta numa vasilha e coloque o gergelim.

Conclusão

Como você pode ver, são muitos os benefícios do consumo regular do brócolis para a nossa saúde. O legal é que as possibilidades de utilizar esse alimento são quase ilimitadas e você pode adicioná-lo a sua alimentação de diferentes maneiras! Vai uma “arvorezinha” ai?

Deixar um Comentário